Portal das Lans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estado sai na frente em inclusão digital

Ir para baixo

01112010

Mensagem 

Estado sai na frente em inclusão digital Empty Estado sai na frente em inclusão digital




O Estado de Alagoas sai na frente em relação ao país na implantação de ações de inclusão digital, sobretudo ao beneficiar com internet as camadas menos favorecidas da pirâmide socioeconômica.

A informação é do diretor de Monitoramento e Coordenador Regional do Programa Alagoas no Mapa, Thiago Ávila, que cita o Projeto Lan House Alagoas como uma das iniciativas do governo que se tornou modelo para o restante do país. De acordo com ele, o Executivo estadual destinou R$ 2,5 milhões para o segmento de lan house, tornando-se a gestão que mais investiu em inclusão digital e tecnologia da informação da história de Alagoas.

Ávila assegura que nenhum Estado do Brasil está aplicando recursos do governo neste segmento como Alagoas. “A meta é alfabetizar digitalmente 50 mil pessoas por meio do batismo digital nas lan houses; aumentar em até 50% o percentual de lan houses formalizadas e aumentar em até 50% o mix de serviços e produtos ofertados”, disse.

De acordo com ele, o Projeto Lan House Alagoas está inserido no Programa Alagoas no Mapa e faz parte de um convênio firmado entre o Estado - por meio do Instituto de Tecnologia em Informação e Informática (Itec) e a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) – e o Sebrae.
O coordenador regional disse que 120 lan houses devem ser credenciadas até o fim do ano para serem contempladas com a iniciativa que vem tornando Alagoas um “case” de sucesso e exemplo de modelo de implantação para os demais estados da federação. Pelo menos 50 lan houses já estão trabalhando em convênio com o Sebrae.

“Os proprietários destes estabelecimentos que atenderem aos requisitos exigidos pelo edital vão participar de cursos de capacitação gerencial para melhorar o negócio e o atendimento ao público. A ideia é fazer que elas funcionem como centros de inclusão digital e de cidadania e facilitem o acesso do usuário aos serviços públicos por meio da internet”, afirmou Thiago Ávila, citando como exemplo a oferta de vagas de emprego; cursos de capacitação, entre outros serviços que vão facilitar a vida da população. O convênio entre governo e Sebrae tem duração de 18 meses e deve ser colocado em prática no começo do próximo ano.

“Um dos grandes objetivos desta parceria é transformar problemas em soluções, a exemplo de evitar que as lan houses concorram com as instituições de ensino. Alguns estudantes deixam de ir à escola para ficar em salas de bate-papo ou outros sites”, destacou Ávila, acrescentando que a lan house pode ser grande fonte de empregabilidade de forma descentralizada, já que as 120 estarão distribuídas em todos os municípios alagoanos.

O superintendente do Itec, Nelson Menezes, destacou que Alagoas tem sete dos dez vencedores do programa nacional Desafio Lan Sebrae. Segundo ele, o governo do Estado vai comprar horas de acesso à internet nas lan houses credenciadas e disponibilizá-las para a população carente. A compra se dará por meio do Sebrae, que vai licitar uma empresa especializada em inclusão digital com sistema de controle das cotas de hora de cada estabelecimento credenciado.

“No convênio, há um selo Lan House Legal que sempre avaliará a performance dos estabelecimentos conveniados. Os usuários terão senha e cadastro”, reforçou.

De acordo com o programa Desafio Lan House, o Estado só precisava atingir 2.300 pontos e Alagoas atingiu 58 mil pontos, sendo o primeiro lugar do Brasil. De acordo com Menezes, a inclusão digital tem ligação direta com a atuação das lan houses, uma vez que estão inseridas em todos os recantos do país e conhecem a comunidade de perto.


Fonte: Alagoas em Tempo Real.com.br
Alexandre
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 54
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

http://www.openworldsn.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos