Donos de lan houses se organizam em associação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

15122010

Mensagem 

Donos de lan houses se organizam em associação




Estabelecimentos passam a se chamar Centros de Inclusão Digital

Empresários donos de lan houses se reuniram, na última quinta-feira (09), com a Secretária de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) e com o Sebrae-PE para a criação da Associação Pernambucana de Centros de Inclusão Digital (Apecid), na qual os associados são os donos destes estabelecimentos. A iniciativa visa, não só criar um canal de discussão desses empreendedores, como formalizar o maior número possível de lojas do tipo e transformá-las, de fato, em centros de inclusão digital.O presidente eleito da associação e dono da lan Papini Solution, Giovanni Papini, afirma que a ideia principal é unir forças para que essas entidades sejam vistas com outros olhos, ou seja, deixem de ser apenas um lugar onde as pessoas vão usar o computador e passem a ser um local de aprendizado tecnológico e uso correto das ferramentas. “O ideal é que possamos reunir palestras, capacitações, workshops e orientação dos jovens para o bom uso da internet”, diz Giovanni sobre os Centros de Inclusão Digital, como deverão ser chamadas as lan houses da associação.

Já a Gestora de Orientação empresarial do Sebrae, Conceição Moraes, que auxilia a Apecid, endossa a importância empresarial. “A pulverização e informalização destes estabelecimentos dificultava a contagem e, por isso, impedia ações colaborativas, bem como projetos de desenvolvimento”. A gestora diz que até o dia 1º deste mês, apenas 416 lojas haviam se cadastrado através do programa empreendedor Individual, e o número total é bastante superior a esse. A partir da organização como associação, a formalização será facilitada. Desta forma, os empreendedores poderão conseguir benefícios como previdência, isenção de taxas, ausência de burocracia e estarão acobertados perante à justiça.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Anderson Gomes, frisa a importância dos proprietários de se unirem e o apoio do Governo. “É a oportunidade de estabelecer uma interlocução entre a classe, o público e provedores de benefícios”. Além disso, de acordo com Anderson, um dos objetivos é que os estabelecimentos também sirvam como propagandistas da própria inclusão digital. Como parte deste processo, a Secretaria irá lançar, em fevereiro do ano que vem, um edital voltado para a Apecid. Nele, estarão inclusas normas e leis de atuação, bem como um cronograma de palestras, workshops e capacitações nos centros de inclusão digital das comunidades.

Outra ação chave da Apecid e parceiros é a criação do portal Raio Brasil, que funciona como um canal colaborativo de informação so bre o mercado de lan houses. O site carrega a ideia de inclusão digital e disponibiliza aos interessados a chance de poderem se formalizar como empreendedores, tornarem-se parceiros ou padrinhos, além de ficarem a par de novidades e oportunidades do setor. Empresários donos de lan houses que tiverem interesse em se as sociar à Apecid podem man dar e-mail para giovanni@ papi niso lu ti on. com.br e, para se formalizar, devem aces sar o portal Empre endedor Individual, do Sebrae.

Fonte: FOLHA DE PERNAMBUCO

_________________
abcid  Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital
  Diretor de Divulgação e Mídia Digital ABCID
  http://www.abcid.org.br   /  http://www.portaldaslans.com.br

avatar
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 48
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

Ver perfil do usuário http://www.openworldsn.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum