Inclusão digital é Inclusão Cultural

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

03012011

Mensagem 

Inclusão digital é Inclusão Cultural




Pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) mostrou que 49% dos usuários da internet acessam a rede em lan houses. Essas espécies de lojas, onde o cliente paga pelas horas em que ficar conectado seriam, segundo a pesquisa, o principal ponto de acesso das pessoas de baixa renda. Em Ponta Grossa, só na região central, existem cerca de dezesseis estabelecimentos como esses.

A situação do Telecentro da Casa Brasil, que simplesmente parou de funcionar, é um agravante da dificuldade de acesso à internet. No entanto, dados revelam que apenas 6% das pessoas utilizam internet através de Telecentros.

Além disso, Vitor Hugo Gonçalves, delegado da Conferência de Cultura de Ponta Grossa, diz que os telecentros são subutilizados como lan-houses: “esses espaços precisam servir como local de desenvolvimento social e intelectual, não dá simplesmente para pensar que o Telecentro da extinta Casa Brasil seja uma lan-house”, destaca.

Problemas em relação à disponibilidade de internet livre nas comunidades prejudicam os usuários do contato com hibridismos culturais, que passam pela tecnologia e que, ao mesmo tempo, também se instituem pela presença dos suportes técnicos.

O jornalista Ben-Hur Demeneck considera o debate da tecnologia maciçamente cultural. “É estratégico o investimento em inclusão digital para que camadas da população que estão fora da sociedade da informação possam atuar na ‘atualidade’, ter oportunidades de se orientarem e intervirem em sociedades tão cifradas e velozes como a que vivemos”, destaca. É por isso que o acesso à internet muda a experiência cultural, tanto na produção, como no acesso e na critica.

Enquanto o poder público não se articula para assumir, de fato, a viabilização do acesso igualitário à internet para a população, blogueiros e participantes das redes sociais são sujeitos cruciais para promover o debate em favor da inclusão digital em suas respectivas cidades, a partir da intervenção com slogans, postagens e atos políticos em favor de tais demandas, que são cada vez mais culturais e políticas.


Fonte: Portal Comunitário

_________________
abcid  Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital
  Diretor de Divulgação e Mídia Digital ABCID
  http://www.abcid.org.br   /  http://www.portaldaslans.com.br

avatar
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 47
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

Ver perfil do usuário http://www.openworldsn.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum