Portal das Lans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ação do MP cobra fechamento de lan houses irregulares na Grande Goiânia

Ir para baixo

05012011

Mensagem 

Ação do MP cobra fechamento de lan houses irregulares na Grande Goiânia Empty Ação do MP cobra fechamento de lan houses irregulares na Grande Goiânia




O Ministério Público de Goiás protocolou ontem (3/1), no Juizado da Infância e Juventude de Goiânia, ação civil pública que tem como objetivo impedir o funcionamento de lan houses irregulares na região metropolitana de Goiânia. Assinada pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Infância e Juventude, Everaldo Sebastião de Sousa, e pelo promotor Publius Lentulus Alves da Rocha, a demanda foi proposta contra quatro lan houses específicas e contra os municípios que integram a região metropolitana da capital: além de Goiânia, Trindade, Aparecida de Goiânia, Goianira, Senador Canedo, Nerópolis, Santo Antônio de Goiás, Goianápolis, Hidrolândia, Aragoiânia e Abadia de Goiás.

Os promotores pedem na ação a antecipação de tutela, com concessão de liminar, para suspensão imediata das atividades das casas de jogos eletrônicos irregulares, bem como para obrigar os municípios acionados a fiscalizar todos os estabelecimentos comerciais que oferecem acesso à internet e a jogos eletrônicos. De acordo com o pedido do MP, após esta fiscalização, um relatório deverá ser enviado à Justiça no prazo de 60 dias, com as seguintes informações: a) estabelecimentos comerciais que não possuem alvará de funcionamento; b) estabelecimentos que não possuem alvará judicial para entrada e permanência de crianças e adolescentes; c) casas que possuem os dois alvarás, mas não acatam as determinações da portaria judicial que disciplina a entrada e permanência de crianças e adolescentes nestes locais, e d) estabelecimentos que não apresentaram notas fiscais dos equipamentos e programas de computador encontrados em suas dependências.

Também é requerida liminarmente a apreensão dos computadores das quatro lan houses mencionadas na ação e também daquelas casas em que forem constatadas as irregularidades citadas, como a ausência dos alvarás exigidos em lei. Neste sentido, os promotores pedem ainda a cassação das licenças de funcionamento dos estabelecimentos irregulares e que eles sejam lacrados, com afixação de cópia da decisão judicial na porta de entrada. Visando garantir o cumprimento das medidas liminares, é solicitada a imposição de multa diária aos réus no valor de R$ 1 mil.

No mérito, o MP quer a condenação das lan houses irregulares, com a proibição de suas atividades ilícitas. Em relação ao poder público, o pedido é pela procedência da ação no sentido de condenar o Município de Goiânia e os demais que integram a região metropolitana da capital na obrigação de realizar a fiscalização dos estabelecimentos de jogos eletrônicos em rede visando assegurar seu funcionamento adequado, sob pena de responsabilidade e de pagamento de multa diária de R$ 5 mil.

Estímulos à adequação

Os promotores salientam na ação que o objetivo da medida judicial não é a proibição das atividades de lan houses, mas sim a “imposição de limites e o cumprimento das normas legais em benefício da própria sociedade”. Eles lembram as várias medidas tomadas com o objetivo de estimular e apoiar a regularização desses estabelecimentos. Um dos exemplos citados é o termo de cooperação técnica celebrado em janeiro de 2008 entre MP, a rede de atendimento à criança e ao adolescente, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Fiscalização Urbana visando prevenir e reprimir a presença indevida e indiscriminada do público infantojuvenil nas lan houses da Grande Goiânia.

Também com o objetivo de estimular a adequação desses estabelecimentos, o Sebrae, em parceria com o Ministério Público, publicou uma cartilha específica sobre assunto, além de promover, em novembro, um workshop destinado às lan houses. O órgão colocou ainda à disposição desse público, gratuitamente, um serviço de assessoria para auxiliar na legalização. Apesar dessas medidas, a situação pouco se alterou neste período.

Embora não haja um levantamento consolidado sobre a questão, a estimativa do CAO Infância é que apenas 10% das casas de jogos eletrônicos da região metropolitana esteja em situação regular. As quatro lan houses acionadas na demanda foram seguidamente notificadas e autuadas pela fiscalização, mas não tomaram nenhum providência para solucionar os problemas encontrados. São elas: Scorpion Lan House, no Jardim Guanabara, em Goiânia; Sky Net Lan House, no Jardim Novo Mundo; Advanced Games, também no Jardim Guanabara, e Exx Planet Entretenimento, na Cidade Jardim.



Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Goiás
Alexandre
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 54
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

http://www.openworldsn.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos