Portal das Lans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conexão segura mesmo em lan houses

Ir para baixo

26022011

Mensagem 

Conexão segura mesmo em lan houses Empty Conexão segura mesmo em lan houses




Conexão segura mesmo em lan houses 265495_emersonwendt01divulgacao
As políticas públicas para inclusão social e as novidades no mercado tecnológico desmitificaram o mundo virtual e facilitaram o acesso à internet. Só na banda larga – conexão em alta velocidade – foram registrados 36,1 milhões de acessos no último mês no Brasil, totalizando um aumento de 53% entre janeiro de 2010 e o mesmo mês de 2011. O levantamento é da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), que também apontou um crescimento de 85% nos acessos móveis, em modems e terminais 3G.

Paralelo a esse processo de digitalização, disparam também os índices de crimes cibernéticos. No mês passado foram reportados 2.782 crimes virtuais no Brasil, segundo pesquisa da SafeNet. No topo do ranking está a pornografia infantil, com 1.131 denúncias – 0,5% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Os casos de homofobia, xenofobia e racismo tiveram alta de 22,4%, 18,7% e 36,4%, respectivamente.

Com a intenção de coibir a prática de atividades ilegais pela internet, tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL 7270/10) que torna obrigatória a manutenção de registro dos usuários de lan houses e estabelecimentos similares que oferecem acesso à internet. A proposta, de autoria do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), sugere que o cadastro seja mantido por dois anos e contenha os seguintes dados: número do documento de identidade, do telefone e do IP do computador, endereço e equipamento utilizado, com horários de início e término de uso. Conforme Fagundes, ao mesmo tempo em que as lan houses cumprem um importante papel na democratização da inclusão digital, também permitem o acesso público não identificado à rede. “Esses estabelecimentos normalmente são frequentados por crianças e adolescentes. Ao inibir a prática de delitos, a medida em questão resguardará a segurança dos menores, afastando os delinquentes desses locais e, por conseguinte, de sua convivência”, aponta o deputado, na justificativa do projeto.

Para o delegado de polícia especialista em crimes virtuais, Émerson Wendt, a medida facilitaria as investigações, já que possibilitaria localizar o autor do crime mais depressa. No entanto, ele acredita que o problema dos crimes cibernéticos vai além da falta de registros em lan houses. “Locais que oferecem redes wi-fi também são perigosos, uma vez que o usuário pode acessar a rede, criar uma conta de e-mail, enviar mensagens com conteúdos ilegais e nunca mais voltar a acessar a conta.

Nesses casos, os estabelecimentos que fornecem o acesso não têm como dizer quem foi o usuário”, exemplifica. Segundo Wendt, a lei também seria uma forma de resguardar as lans houses, que não podem ser punidas penalmente, mas sim civilmente, pois a parte prejudicada pode entrar com uma ação de reparação de danos. “Para melhorar a segurança nesses locais, além do controle dos registros, ainda falta uma política de uso, ou seja, deixar claro o que o usuário pode e não pode fazer, bloquear conteúdos impróprios para menores nas máquinas e utilizar ferramentas como firewall e antivírus, dentre outros.”


Fonte: Gazeta do Sul
Alexandre
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 54
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

http://www.openworldsn.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos