Golpistas atuam em lan houses

Ir em baixo

28092011

Mensagem 

Golpistas atuam em lan houses




Computadores comunitários são usados para aplicar fraudes como a da Nota Fiscal Paulista, denunciada nesta terça pelo DIÁRIO

Lan houses e cyber cafés que não cadastram seus clientes são os lugares favoritos dos estelionatários que captam dados pessoais dos internautas e aplicam golpes bancários de todos os tipos. A Delegacia de Crimes Eletrônicos diz que não exigir documentos para o uso de computadores comunitários torna a identificação dos "piratas virtuais" praticamente impossível e faz da internet um território quase sem lei.

A Polícia Civil e a Secretaria da Fazenda investigam uma quadrilha responsável por desviar verbas da Nota Fiscal Paulista e causar um rombo ainda não calculado, conforme o DIÁRIO informou ontem. Os fraudadores utilizam a internet para realizar desvios monetários e usam o nome de ONGs beneficiadas pelo governo para fazer transações. A participação de funcionários das entidades e da Fazenda é investigada. O governo não informou o número de contribuintes vítimas dos golpistas.

Aproveitadores/ O delegado Jorge Esper, especialista em crimes virtuais, afirma que fraudes como a da nota fiscal são comuns. "Pequenos estelionatários usam sites de compras para adquirir informações do usuário e praticar fraudes bancárias", disse. O documento favorito para fraudes é o CPF que, combinado à filiação e número de conta bancária, permite pequenas movimentações financeiras e acesso a sites de compras virtuais.

O envolvimento de entidades filantrópicas nesses golpes também não é novidade. Esper prendeu uma quadrilha que usava um falso site da AACD para captar informações de doadores e clonar seus cartões de crédito. "Eu aconselho evitar serviços que exijam documentos. A internet é importante, mas o vazamento de informações é muito fácil", disse.


Fonte: Diário de São Paulo

_________________
abcid  Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital
  Diretor de Divulgação e Mídia Digital ABCID
  http://www.abcid.org.br   /  http://www.portaldaslans.com.br

avatar
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 48
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

Ver perfil do usuário http://www.openworldsn.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

Golpistas atuam em lan houses :: Comentários

avatar

Mensagem em 28/9/2011, 09:07 por michaelhoward

> "Eu aconselho evitar serviços que exijam documentos. A internet é
> importante, mas o vazamento de informações é muito fácil", disse.

A lei exige que pedimos documentos. E a polícia aconselha os clientes a evitar a lan house porque pedimos documentos. Legal.

Deveria se chamar "Lei para provedores de Internet acabar com competição da lan house"???

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum