Qual preço devo cobrar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

30112011

Mensagem 

Qual preço devo cobrar?




Não existe um preço "certo", já que as situações são diferentes. Você pode pagar 500 contos de aluguel ou 3000 e isso influencia o valor. Ter 10 ou 50 máquinas, estar em local de muita circulação ou não, querer atingir um publico A/B, ou C/D. etc... Dependendo do serviço que você pretende oferecer, do público que quer atingir e, ainda, da sua própria capacidade de trabalho, no sentido comercial e de propaganda, é que o preço deve ser definido.

Por outro lado, é sim possível definir um preço "mínimo" para a SUA lan. É aquele preço que te dá um LUCRO inferior ao que vale a pena continuar o negócio. Muitos "empresários" de lan house andam esquecendo deste parâmetro e é por isso que TODO o mercado está sofrendo.

O problema é que calcular o lucro não é simples.
Muita gente acha que lucro é a diferença entre o que pagamos e o que gastamos. Na verdade, para algumas lan houses até isso é difícil de calcular. Visitei muitos que não tinham o MENOR controle de receita e despesa. Já seria um bom começo se todos soubessem dizer quanto dinheiro entrou e quanto saiu do caixa num determinado período.

Mas o LUCRO não é o mesmo que FLUXO DE CAIXA. Você tem que ter um bom fluxo, mas não é só isso. Existem muitos custos "escondidos".

Deixe-me dar um exemplo. Férias dos funcionários. Você não dá férias todos os meses. Mas a cada mês o funcionário passa a fazer jus a um pedacinho a mais das férias. Mais precisamente 1/12 do seu salário acrescido de 1/3. E sobre esse valor ainda incide o INSS, se vc não estiver no SIMPLES. Então, o correto é a cada mês você reservar este valor, em um fundo por exemplo, para ter como arcar com este custo no mês em que ele tirar férias. Ou então vai ter a falsa impressão de que teve um ótimo lucro hoje e um tremendo prejuízo quando do gozo das férias. Mas, mesmo que você não poupe aquele valor, acreditando que vai ter dinheiro para pagar quando acontecer, é fundamental considerá-lo para calcular o lucro real.

Outros custos latentes: IPTU, décimo-terceiro, indenizações por rescisão de funcionários, taxas municipais e estaduais de caráter anual. Alguns destes são pequenos, não é necessário preocupar-se tanto, mas outros podem representar uma soma muito importante.

Mas não é só isso. Existem alguns custos que nunca chegam a ser monetários, mas nem por isso deixam de ter significado. O mais importante deles é a "depreciação" do investimento. A cada mês, os seus equipamentos valem um pouco menos. Não estou falando de manutenção, que é uma despesa mensal. Estou falando de perda de valor. O uso desgasta o equipamento, mas, além disso, a tecnologia vai ficando ultrapassada. Neste caso, a perda de valor não ocorre porque algo "quebra", mas sim pelo simples passar do tempo. Para computadores, costuma-se estimar que o preço "zera" em três anos. Ou que a perda de valor é de 1/36 do investimento por mês. É um pouco exagerado, mas não é tão fora da realidade.

Para administrar a depreciação, enxergo dois caminhos. Ou você retira do lucro 1/36 avos do investimento e poupa para o momento da atualização, ou você faz um sistema de trocas periódicas, por exemplo, vendendo uma parte dos computadores a cada seis meses e comprando novos. Ou pelo menos, quando vc diz: "este mes tive X de lucro", retire deste X o valor da depreciação.

Vejam bem, isto não é um simples exercício de abstração. Quando você não considera a depreciação, está chamando de "lucro" a perda de valor de seu investimento. Vamos lá, deixem-me ser repetitivo, mas tentar esclarecer isso bem: Você investe 100.000, tem 1.000 de lucro todo mês, depois de 3 anos quanto vc tem? 136.000, certo? Errado. Se vc não considerou a depreciação quando disse que tem 1000 de lucro, depois de 3 anos, você tem só 36.000 e uma penca de computador velho que você pagou 100.000, mas não vale quase nada. Ou seja, a depreciação é um custo REAL, embora não seja monetário.

Além da depreciação, existe ainda o "custo de oportunidade". É, mais ou menos, o quanto vc ganharia se escolhesse um outro investimento que não dá trabalho. Um fundo por exemplo. Se vc investisse num banco, ganharia 0,6, 0,8, 1,0, 1,2% ao mês sem fazer nada. Então, o seu negócio tem que gerar um lucro acima deste valor. Senão, não é lucro real, você está trabalhando de graça. Embora seja um pouco mais complicado, não pensem que este sim é um custo abstrato, inexistente. É, na verdade, parecido com o da depreciação. O que vc ganharia no banco é mais ou menos a inflação do período. Se você não ganhar este valor no seu negócio, na verdade, está diminuindo seu patrimônio real, no sentido de poder de compra. 100.000 de 2 anos atrás não são 100.000 de hoje.

Enfim, com tudo isso, seu lucro real é a diferença entre as entradas e saídas do mês... MENOS as provisões, MENOS a depreciação, MENOS o custo de oportunidade. Se esta conta dá menos do que você julga justo ou necessário para viver, então o negócio não está valendo a pena para você. Se continua "dando" para viver, é porque você paga suas contas com o fluxo de caixa, mas não com o lucro, ou, em outras palavras, você está DIMINUINDO seu patrimônio para viver.

Se este é seu caso, o preço que você cobra está ABAIXO do valor correto para você. E ponto final. E com o tempo, seu patrimônio vai acabar, a menos que vc corrija o rumo, seja aumentando, seja agregando novos serviços, seja fechando enquanto o valor não acaba, seja mudando de ponto para poder encontrar melhor o equilíbrio, etc.

Luis Hamilton
ex-dono de lan


Fonte: http://blogdohudsongomes.blogspot.com

_________________
abcid  Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital
  Diretor de Divulgação e Mídia Digital ABCID
  http://www.abcid.org.br   /  http://www.portaldaslans.com.br

avatar
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 48
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

Ver perfil do usuário http://www.openworldsn.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum