Lan Houses substituem poder público na inclusão digital

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lan Houses substituem poder público na inclusão digital

Mensagem por Jonatan A. em 25/4/2008, 14:52

Lan Houses substituem poder público na inclusão digital

Apesar de os telecentros, unidades criadas pelo poder público para fomentar o acesso à Internet, terem crescido de 3% para 6% ao longo de 2007, foram os centros públicos de acesso pago em especial as "Lan Houses", que mostraram a sua força. Hoje, 49% dos brasileiros acessam à Internet por meio delas. No ano passado, esse número era de 30%. O incremento é uma demonstração clara que essas casas privadas assumiram o papel de incluir social e digitalmente, o brasieiro de menor poder aqusitivo.

" Em muitas cidades, em especial, no interior do país, onde a oferta de banda larga pela concessionária de telefonia fixa é reduzida, as "Lan houses" são o lugar procurados pelos jovens, que não têm condições de pagar por uma conexão própria, mas não querem ficar longe da Internet", observa Augusto Gadelha, diretor da Secretaria de Política de Informática do MCT e integrante do Comitê Gestor da Internet, durante coletiva com a imprensa para a divulgação dos resultados do estudo TIC Domicílios 2007, realizada nesta sexta-feira, 14/03, na capital paulista.

" Essas casas têm cumprido um papel importante para o projeto de inclusão digital. E tenho que admitir: Os telecentros têm uma política restritiva de uso, uma ação que considero inadequada. O jovem tem que jogar, mas ele também vai procurar informações depois, em alguns telecentros, inclusive, já falei isso pessoalmente para o coordenador", completou Gadelha.

Já o secretário de Logística e TI do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, aproveita o resultado para lembrar que a indústria de PCs ainda não detectou o potencial deste tipo de negócio. "A maior parte das lan houses monta o seu computador. Eles precisam de máquinas velozes para os jogos, mas não precisam de todas as especificações. Enfim, esse é um nicho que a indústria precisa pensar com seriedade para, até, incentivar a formalidade maior", observa o executivo.

Os integrantes do Comitê Gestor da Internet ao serem questionados sobre a possibilidade de em função das "Lan Houses", em especial, no Norte e Nordeste, estarem substituindo o papel do poder público, desse modelo de atividade vir ganhar algum tipo de benefício fiscal, por exemplo, para facilitar a compra de banda para a distribuição de conexão em alta velocidade, os executivos afirmaram que, na prática, o governo está prestes a definir uma política pública de acesso à Banda Larga.

" Estamos fechando o acordo da troca dos Postos de Serviços Telefônicos pela infra-estrutura de banda larga com as concessionárias. Acredito que esse modelo terá tudo para beneficiar o mercado como um todo. Haverá mais acessos disponíveis", destacou Rogério Santanna. O resultado das Lan Houses, por exemplo, é maior do que o apresentado pelos domícilios, que manteve o ritmo de 40% de conexão à Internet.

O fenômeno das Lan Houses também impactou o resultado do estudo com relação à expansão de uso de um computador: Mais da metade da população - 53% - informou já ter usado um computador, apesar de que somente 40% serem considerados usuários do equipamento de forma mais permanente.

A diferença está, exatamente, no fato de muitos dos entrevistados usarem as Lan Houses, onde os PCs não são deles, para ter acesso ao equipamento e à Internet. Para quem quiser mais detalhes sobre o estudo TIC Domícilios 2007, realizado pelo NIC.br, basta acessar o site: http://www.cetic.br/.

Fonte: http://www.abcid.com.br/novidades.html

DEMAIS www.abcid.com.br

ABS
avatar
Jonatan A.
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 103
Idade : 31
Localização : Ijuí - RS
Nome de sua Lan House : Acesso Cyber
Ano da Abertura : 2004
Data de inscrição : 23/07/2007

Ver perfil do usuário http://www.acessocyber.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum