Portal das Lans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Firefox e Thunderbird monitoram usuários

Ir para baixo

28062008

Mensagem 

Firefox e Thunderbird monitoram usuários Empty Firefox e Thunderbird monitoram usuários




Muitos defensores do Firefox (navegador) e do Thunderbird (leitor de e-mails) alegam que dentre as suas vantagens, está o fato deles serem open-source, ou seja, qualquer um pode acessar o código-fonte deles, tornando-os "mais seguros".

O curioso nessa falácia é aparentemente ninguém faz isso, pois se fizessem, teriam descoberto que estes programas enviam diariamente para os servidores do Mozilla diversas informações sem o consentimento do usuário. Este é um comportamento característico de spywares, algo indesejado por todos.

O mais divertido é que isso não foi descoberto lendo-se o código-fonte (pois evidentemente os desenvolvedores têm algo mais útil para fazer ao invés de revisarem dezenas de milhares de linhas de código como passatempo), mas sim através de monitoramento do firewall.

Alguns usuários preocupados com segurança notaram que tanto o Firefox quanto o Thunderbird abrem uma conexão segura (SSL) com o IP 63.245.213.32 (pertencente à Fundação Mozilla) e enviam um pacote de dados contendo:

- IP do computador
- Hora local
- Versão do produto utilizado
- Se o usuário utiliza algum plug-in ou add-on
- Número de usuários ativos utilizando as aplicações

Interessante isso, né ?

Se o IE estivesse fazendo isso, certamente a maioria dos sites de informática e tecnologia publicariam com destaque que a Microsoft era desonesta e anti-ética, e discorreriam intermináveis parágrafos com a eterna conversa-fiada sobre a "maior segurança do código aberto", o crescimento do Linux no desktop (de nada para coisa alguma) e as vantagens da Apple (cujo principal argumento para vender os seus caríssimos computadores é que "eles rodam Windows e Office").

Será que a mídia será imparcial ou será que ela vai poupar a "inocente" Mozilla por espionar seus usuários?


Fonte: http://www.baboo.com.br/
Alexandre
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 54
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

http://www.openworldsn.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

Firefox e Thunderbird monitoram usuários :: Comentários

Elg4to

Mensagem 29/6/2008, 18:08 por Elg4to

Alexandre , sobre o monitoramenteo ainda vou pesquisar, não sei dizer a veracidade dos fatos.

Sobre o open source o povo acha q é festa, que qq um pode alterar e enviar a todos,mas nao verdade não é bem assim.

Eu posso alterar e utiliza , mas nao distribuir a todos, só a quem quiser.

Os pacotes Stable ( oficiais ) são analizados por um grupo de desenvolvedores, ou seja , se eu alterar algoque seje prejudicial a alguem e emviar a eles, eles vão perceber e meu pacote ( programa ) não estara nos updates automaticos de todos ( stable ).Usa os pacotes ( progrmas ) alterados somente quem quer>

Se vc usa linux e só faz updates oficiais , o conteudo que vc baixou ja foi avaliado por uma equipe e é seguro.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos