Portal das Lans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acordo Microsoft /Estado de SP ajudará milhões

Ir para baixo

15102008

Mensagem 

Acordo Microsoft /Estado de SP ajudará milhões Empty Acordo Microsoft /Estado de SP ajudará milhões




Acordo Microsoft /Estado de SP ajudará milhões
14/10/2008 18:22

Nesta terça-feira foi assinado oficialmente o documento que inicia a parceria educacional entre a Microsoft e o Governo do Estado de São Paulo.

O evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Estadual, e contou com a presença de várias autoridades políticas, como o governador de São Paulo, José Serra e o vice-governador e secretário de desenvolvimento, Alberto Goldman. Representando a Microsoft, estavam o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy e o presidente executivo da Microsoft, Steve Ballmer.



Ballmer no Palácio dos Bandeirantes

A parceria é formada por dois acordos com públicos-alvo distintos. No primeiro acordo, todos os professores, alunos, diretores, supervisores, dirigentes de ensino e professores-coordenadores da rede pública estadual de ensino fundamental e médio, além do Centro Paula Souza, que administra as ETECs (Escolas Técnicas) e FATECs (Faculdades de Tecnologia), terão ‘e-mail gratuito institucional’ e acesso a outras tecnologias relacionadas à educação pela Internet.

Na prática, o acordo pode beneficiar quase 5,5 milhões de pessoas, que terão uma versão personalizada do Hotmail que poderá ser acessado a partir do site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Os e-mails serão personalizados com os domínios “@acessaescola.com.br” (estudantes de ensino fundamental e médio), “@professor.sp.gov.br” (professores de ensino fundamental e médio), “@etec.sp.gov.br” (estudantes e professores de ETECs) e “@fatec.sp.gov.br” (estudantes e professores de FATECs).



Auditório lotado


Em termos de tecnologia, os emails terão 5GB de espaço disponível e o mesmo filtro anti-spam e anti-phishing aplicado hoje no Hotmail. O objetivo desta parceria é fazer com que professores e alunos comecem a usar a Internet como uma ferramenta educacional auxiliar – um exemplo prático disso é receber a lição de casa, ou o boletim escolar diretamente no e-mail institucional.

Todos os custos envolvidos neste primeiro acordo serão cobertos pela Fundação Bill e Melinda Gates.

O segundo acordo, destinado para estudantes das ETECs e FATECs, prevê a criação de um portal de ensino à distância com o software Learning Essentials. O portal será focado em dicas para redação, criação de relatórios e de apresentações e noções sobre a inclusão digital, tão comentada atualmente.

Os estudantes das ETECs e FATECs também terão acesso direto ao programa Dreamspark, que oferece acesso gratuito às ferramentas de desenvolvimento da Microsoft para estudantes comprovadamente do ensino superior. Vale destacar que alunos da ETEC não ainda não são de ensino superior, o que os impediria de participar do Dreamspark – é esta é a parte inédita do acordo: o Brasil torna-se o primeiro país do mundo a oferecer ferramentas avançadas de desenvolvimento (através do Dreamspark) para alunos do ensino técnico.



Telão com as principais características do acordo


Se isto não fosse suficiente para estudantes do Centro Paula Souza (que compareceram em peso ao evento, juntamente com professores), cerca de 14 mil estudantes de computação receberão treinamento gratuito para o mercado de trabalho, através do programa Students to Business (S2B). Este programa oferece 84 horas/aula com conteúdo teórico e prático para o mercado de trabalho TI.

Na apresentação, o vice-governador Alberto Goldman apresentou um pequeno resumo sobre os benefícios da parceria. Steve Ballmer apresentou sua visão de como a união de TI (Tecnologia da Informação) com educação pode preparar os estudantes de hoje para os desafios tecnológicos de amanhã.

No final, José Serra, governador do Estado de São Paulo, mostrou de forma mais detalhada como as vantagens do acordo se mesclam com a outros projetos do governo que, direta ou indiretamente, usam a tecnologia para auxiliar a população. Nisso se detaca o programa Acessa SP, que basicamente é uma ‘Lan House’ de acesso gratuito, muito útil para a utilização de serviços da Internet e para o Poupatempo, que usa a Tecnologia da Informação para agilizar a emissão de documentos.
NINO
NINO
Graduado
Graduado

Masculino Número de Mensagens : 116
Idade : 34
Localização : PORTO SEGURO,BAHIA
Nome de sua Lan House : WORLD NET
Ano da Abertura : 15/02/2007
Data de inscrição : 01/10/2008

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=70612813

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos