Natal sedia encontro nacional de lan houses

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

27032010

Mensagem 

Natal sedia encontro nacional de lan houses




Natal foi o local escolhido para a realização de um Workshop Nacional de Lan Houses. Promovido pela Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (ABCID) o encontro teve o objetivo de orientar os donos de lan house sobre o bom uso desse espaço e discutir novas iniciativas para o negócio. De acordo com dados da ABCID o Rio Grande do Norte possui hoje 1.200 lan houses, dessas 350 estão em Natal. Entre os Estados do Nordeste, o RN é o que mais acessa a internet.

"Estamos encerrando a Semana de Inclusão Digital com esse evento, que buscou orientar os donos de lan houses do RN para transformá-los em agentes de cnscientização sobre o bom uso da internet. Além disso, queremos mostrar que as 'lans' não são apenas locais de diversão, são também pontos de educação digital", disse o diretor administrativo da ABCID, Rafael Maurício.

Outro ponto abordado no workshop foi a questão da legalização das lan houses. Estima-se que no Brasil existam 108 mil estabelecimentos de acesso a internet. Sendo que desse total, apenas 10% estão legais, os outros 90% estão em situação irregular. "A legislação brasileira prejudica os donos de lan houses que querem trabalhar na legalidade. Entre outras coisas, é exigido um cadastro de todos os usuários que utilizam a lan para poder identificar de onde partiu o suposto crime virtual. E caso esse cadastro não seja feito, o proprietário paga multa e no caso de um crime ser realizado pelo computador do seu estabelecimento, ele também é responsabilizado pelo delito", disse o presidente da ABCID, Mário Brandão.

Brandão disse ainda que existe um preconceito muito grande sobre esse tipo de estabelecimento. "As pessoas pensam que a maioria desses crimes, como pedofilia, é realizado em lan house. O que não é verdade, pois de cada 100 incidentes na internet, apenas 14,5% são em lan house, o restante é oriundo de computadoresresidenciais", explicou o presidente da ABCDI.

Questionado sobre uma decisão judicial que determina, entre outras coisas, que as lan houses fiquem a mais de 1km de distância de instituições de ensino, Mário Brandão disse que essa não é uma lei inteligente."As lans tinham que estar dentro das escolas e não distântes delas. Não podemos afastar a diversão das criança, temos é que juntar diversão e educação", falou Mário.

"Queremos orientar no sentido de transformar a lan house em uma ferramenta de conscientização. Educação, segurança, energia, legislação, código de conduta e pedofilia são os nossos principais pontos de debate", completou Rafael Maurício.

Fonte: Tribuna do Norte

_________________
abcid  Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital
  Diretor de Divulgação e Mídia Digital ABCID
  http://www.abcid.org.br   /  http://www.portaldaslans.com.br

avatar
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 47
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

Ver perfil do usuário http://www.openworldsn.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum