Acesso à internet em casa bate conexões em lan houses no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

07042010

Mensagem 

Acesso à internet em casa bate conexões em lan houses no Brasil




De acordo com a quinta edição da pesquisa TIC Domicílios 2009, 48% dos brasileiros acessaram mais a internet na própria residência ante 45% dos usuários que recorreram à lan houses em 2009

Pela primeira vez desde 2007, os internautas brasileiros passaram a usar internet com mais frequência em casa do que via lan house. No ano passado, o acesso residencial representou 48% das conexões e ficou à frente das lan houses, citadas por 45% dos pesquisados como seu ponto de acesso à rede. A informação é da quinta edição da pesquisa TIC Domicílios 2009, divulgada nesta terça-feira (06/04) pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br).

Entre as camadas economicamente menos favorecidas da sociedade, com renda de até três salários mínimos, houve uma diminuição do acesso nas lan houses. O levantamento mostra que, em 2008, 54% das pessoas com renda de até três salários mínimos acessavam a web via lan house. Já no ano passado, essa taxa caiu para 44%. O mesmo ocorre com a população com renda de até um salário mínimo: em 2009, 72% deles tinham acesso à internet por meio de lan house, ante 82% em 2008.

“Programas de estímulo do governo, como computador para todos, e facilidades de financiamento oferecidas pelos varejistas resultaram nessa mudança de hábito”, disse Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Ao final de 2009, o uso de internet apresentou um crescimento de 7 pontos percentuais no ano passado, chegando a 27% dos domicílios com acesso à web. Isso representa um total de 13 milhões de usuários, ante 20% das residências em 2008, com 9,6 milhões de usuários.

A pesquisa mostra que, no ano passado, 36% dos domicílios brasileiros possuíam computador, um crescimento de 9 pontos percentuais quando comparado com o mesmo período de 2008, em que esse índice ficou em 28%. No total de usuários, 17,2 milhões de pessoas tinham micros em casa em 2009, contra 13,2 milhões de pessoas em 2008. A pesquisa também considerou outros dispositivos de comunicação que ocupam um papel preponderante na vida das pessoas. Dados comprovaram que a TV está presente em 98% das residências pesquisadas e o rádio, em 86%.

O celular segue ganhando espaço entre os usuários brasileiros. No ano passado, o aparelho estava presente em 82% das casas nas áreas urbanas e em 78% no total do país, considerando também as áreas rurais. Apesar do avanço na penetração, 90% das pessoas ainda usam planos pré-pagos. “As tarifas altas são o grande empecilho para a mudança de plano, apesar da estratégia agressiva das operadoras”, afirma Barbosa.


Comércio eletrônico

O levantamento anual do Cetic também considera o uso de ferramentas eletrônicas para governo e comércio. Segundo a pesquisa, 30% daqueles que acessaram a internet no ano passado usaram ferramentas de e-Gov (declaração de imposto de renda via internet, consulta de CPF e inscrições de concursos públicos), contra 25% em 2008.

Na zona rural, apenas 10% usam alguma ferramenta de acesso ao governo. Já no comércio eletrônico, 52% das pessoas consultam preços online, mas 19% em todo o país efetivamente compram algo pela internet. “Ainda há uma questão cultural. O brasileiro prefere ver o produto antes de realizar a compra”, disse Alexandre Barbosa, do Cetic. “Nosso levantamento mostra que mais de 26% dos consumidores ainda estão preocupados com segurança ou privacidade.”

A pesquisa realizada com 21.498 entrevistas, entre 21 de setembro e 27 de outubro do ano passado, contempla pela segunda vez a área rural do país.


Fonte: Época Negócios

_________________
abcid  Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital
  Diretor de Divulgação e Mídia Digital ABCID
  http://www.abcid.org.br   /  http://www.portaldaslans.com.br

avatar
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 48
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

Ver perfil do usuário http://www.openworldsn.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum