Portal das Lans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projeto de Porto Feliz estimula inclusão digital de idosos

Ir para baixo

13042010

Mensagem 

Projeto de Porto Feliz estimula inclusão digital de idosos Empty Projeto de Porto Feliz estimula inclusão digital de idosos




Atualmente, 16 alunos são atendidos pelo programa.

Capacitar o idoso para utilizar o computador e promover o bem-estar social. Esses são os principais objetivos do projeto de inclusão digital desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável da cidade de Porto Feliz.

Atualmente, 16 alunos são atendidos pelo projeto, divididos em duas turmas. Cada grupo recebe aulas de informática duas vezes por semana, as segundas e quartas-feiras e as terças e quintas-feiras, no Telecentro Comunitário, instalado na Diretoria de Desenvolvimento Social.

“O curso de informática para a terceira idade tem uma linguagem diferenciada. Normalmente, os idosos ainda não tiveram contato com computadores. Por isso, o ritmo é mais tranquilo, o conteúdo é mais simples e adequado para esse público”, destaca a professora Vanessa Cristina Bette.

O projeto de inclusão de idosos tem o objetivo de proporcionar outros benefícios. “Nosso trabalho também funciona como uma terapia ocupacional, que motiva e melhora inclusive a saúde do idoso”, diz a professora. “O aluno fica atualizado, melhora sua socialização e se torna mais independente para usar a Internet, fazer pesquisas, buscar receitas e ler jornais on line”.

A aluna Rosalina Massarana Fávero, já aposentada, comentou sobre seu aprendizado no curso. “Aprender coisas novas é sempre bom. Aqui dá pra aprender com calma, é tudo bem explicado”, disse. “Meus filhos e meus netos sempre usaram computador, mas eu nunca tinha nem ligado. Tinha medo de mexer e quebrar”, conta.

O curso tem duração de três meses e meio e utiliza dois tipos de materiais: uma apostila desenvolvida pela professora Vanessa especialmente para o projeto, e outra apostila distribuída pelo Governo Federal.

Em junho, o projeto deve abrir inscrições para mais duas turmas. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na Diretoria de Desenvolvimento Social. O telefone é (15) 3262-3023.

Telecentro

O Telecentro Comunitário foi inaugurado em Porto Feliz em 2009 através de parceria entre a Prefeitura de Porto Feliz e o Governo Federal. A sala de informática fica no prédio da Diretoria de Desenvolvimento Social, na rua Ademar de Barros, 529, e conta com dez computadores equipados com Internet banda larga.

A rede é liberada para uso como lan house de segunda a sexta. Existe um sistema de monitoramento para proibir o acesso a sites com conteúdo ilegal. Para utilizar a Internet é necessário agendamento através de cadastro, com apresentação de documento de identidade.

A idade mínima para uso dos serviços do Telecentro Comunitário é de 14 anos. Dois monitores de informática ficam encarregados de promover a inclusão digital gratuita.


Fonte: itu.com.br
Alexandre
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 54
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

http://www.openworldsn.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos