Publicitário brasileiro cria o banner com cheiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

10062010

Mensagem 

Publicitário brasileiro cria o banner com cheiro




Para promover um novo perfume, Domenico Massareto criou uma máquina que libera uma tirinha de papel cheirosa toda vez que o banner é clicado


Banner cheiroso: quando o internauta clica na propaganda,
uma tirinha de papel perfumada "sai" de trás do monitor

Quem nunca desviou daquelas simpáticas moças que abordam clientes em shoppings com uma fitinha de papel borrifada do mais novo perfume de alguma marca famosa? O publicitário Domenico Massareto, da agência ID, se inspirou nessa cena e criou a primeira peça publicitária para internet com cheiro. É isso mesmo.

Massareto conseguiu desenvolver um banner, que, quando clicado, aciona um hardware fixado na parte de trás do monitor e libera uma fitinha de papel perfumada. A engenhoca foi criada para divulgar o Kaiak Pulso, novo perfume da Natura.

Para materializar sua ideia, o publicitário contou com a ajuda da empresa Pixellabs, que faz plataformas interativas, e de seus engenheiros eletrônicos. Eles construíram uma pequena máquina capaz de guardar 50 tirinhas de papel perfumadas. A engenhoca funciona conectada à porta USB do computador e fica presa à parte traseira do monitor.

Quando o internauta clica no banner, a imagem se movimenta para a direita. Ao mesmo tempo, a máquina é acionada e uma fitinha com cheiro é liberada, como se estivesse saindo de dentro do monitor (assista ao vídeo abaixo para entender como funciona o banner).

O banner cheiroso foi instalado em computadores de 15 lan houses espalhadas por vários bairros de São Paulo. A ação aconteceu em um fim de semana de abril deste ano. Em dois dias foram distribuídas 10 mil tirinhas de papel. O índice de clique no banner foi de 17%. Pode parecer pouco, mas é 43 vezes maior do que o a média de cliques nesse tipo de anúncio online.

“A Natura nos pediu uma peça publicitária que, além de estar na internet, ajudasse a rejuvenescer a marca. A ideia era passar a imagem de um produto jovem, acessível para todos, especialmente para pessoas dinâmicas e ativas”, diz Massareto. Ele logo pensou nas lan houses, onde 77% do público é formado por homens, justamente o público-alvo do perfume Kaiak Pulse.

Estima-se que 32 milhões de brasileiros acessem a internet através desses espaços – o número é quase a metade do total de internautas do país. Em um acordo com os proprietários das lan houses, a agência combinou que toda vez que alguém chegasse para utilizar um computador, a página inicial seria aquela com o banner do Kaiak Pulso.

A segunda fase da campanha já está programada e será feita em computadores de uma rede de academias de São Paulo.

Repercussão global
O tal banner com cheiro fez alvoroço até no Festival Cannes Lions de Publicidade, o mais importante do setor. Como é algo realmente diferente, foi difícil até mesmo escolher em qual categoria encaixá-lo. “Inscrevemos em três categorias: banner, outdoor e ativação”, diz o publicitário. Logo depois, porém, Massareto recebeu um telefonema da organização do festival. Eles estavam surpresos com a inventividade da peça e também se mostraram confusos quanto às categorias em que ela deveria concorrer. Por fim, resolveram incluí-la em mais uma: marketing direto.

Blogs de todo o mundo também repercutiram a inusitada peça publicitária. “Tem gente da Rússia, da Tailândia, da China comentando sobre essa ação”, diz Massareto. Agora é esperar para ver o que os jurados de Cannes irão achar. O festival começa no dia 20 de junho.

Veja o Vídeo:

_________________
abcid  Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital
  Diretor de Divulgação e Mídia Digital ABCID
  http://www.abcid.org.br   /  http://www.portaldaslans.com.br

avatar
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 48
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

Ver perfil do usuário http://www.openworldsn.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum