Além da diversão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

04082010

Mensagem 

Além da diversão




Esqueça a imagem das lan houses como casas de jogos ou lugares de entretenimento. Isso é coisa do passado. Fábio Ferreira, dono da Digital Net, localizada na Comunidade do Bode, no Pina, sabe bem do que estamos falando. Há cerca de nove anos ele montou o seu negócio no ramo da tecnologia e na prática vem percebendo essa mudança mais que significativa no perfil dos seus clientes, usuários que chegam em busca de acesso à grande rede de computadores, a internet, na sua lan house.

"As pessoas vinham em busca de jogos em rede e bate-papo em sites de relacionamento. Hoje, vêm em busca de serviços que auxiliam no cotidiano como imprimir um boleto, fazer uma pesquisa ou até mesmo estudar", conta Fábio, que inaugurou o estabelecimento com apenas cinco PCs e hoje já conta com cerca de trinta.

E ainda não está satisfeito. Aos 30 anos, Fábio Ferreira pretende se qualificar e obter capacitação para auxiliar o atendimento no acesso à máquina, e além de tudo garantir uma renda extra. "Já teve cliente que me procurou para dar aulas de computação, outros me pedem para instalar um programa ou manusear. É por isso que eu pretendo investir num estudo", declara ele.

Esse cenário contado por Fábio teve início no ano de 1998, quando surgia a primeira lan house no Brasil. O estabelecimento costuma cobrar uma taxa em troca de serviços ligados ao uso do computador. Hoje, estão se tornando verdadeiros locais de inclusão, permitindo o acesso ao mundo da tecnologia de forma mais democrática, contribuindo para mais conhecimento e por que não para a formação de cidadãos digitais.

Estudo do Comitê Gestor da Internet (CGI) diz que existem mais de cem mil lan houses espalhadas pelo país, atingindo mais de 30 milhões de pessoas que correspondem a cerca de 48% das conexões na internet.

No Nordeste, por exemplo, 63% da população está conectada à internet graças à utilização de espaços como esses. "Conforme o amadurecimento do público, elas foram revelando outro tipo de identidade. As pessoas já estão procurando esses locais para atender a uma nova necessidade, e isso faz com que a autoestima do público que tem acesso seja mais elevada pelo fato de estar incluso e conectado nesse mundo de informações como acontece em outras classes sociais", explica Mário Brandão, presidente da Associação Brasileira dos Centros de Inclusão Digital.

Um bom exemplo disso é Bruno Macedo. O auxiliar de garçom que abandonou a faculdade em busca de emprego costuma frequentar a lan house na comunidade para fazer pesquisas relacionadas a questões administrativas com intuito de retomar os estudos. E ainda aproveita para se comunicar com pessoas que moram distante e fazer cursos. "O fenômeno das lan houses está associado à inclusão e à convivência social. A partir do momento que a lan house oferece outro serviço além de jogos, a população passa a perceber a importância dela e a frequência pode se tornar ainda maior", comenta o analista do Comitê Gestor da Internet, Juliano Catti.

"Fizemos um estudo comcerca de 163 lan houses da Região Metropolitana do Recife. A grande maioria já está apta para desenvolver projetos sociais com o governo do estado. Porém, elas precisam ter uma infraestrutura adequada que permita o bom acesso aos usuários com computadores de última geração e suporte de internet com alta velocidade", arremata o presidente da Associação Pernambucana de Informática Popular, André Valentim.

Fonte: Diário de Pernambuco

_________________
abcid  Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital
  Diretor de Divulgação e Mídia Digital ABCID
  http://www.abcid.org.br   /  http://www.portaldaslans.com.br

avatar
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 47
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

Ver perfil do usuário http://www.openworldsn.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Além da diversão :: Comentários

Nenhum comentário.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum