Idosos terão curso grátis de informática em Lan House de Votorantim

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

02092010

Mensagem 

Idosos terão curso grátis de informática em Lan House de Votorantim




No próximo sábado (4), das 9h às 10h, uma lan house de Votorantim vai fechar as portas para os adolescentes e jovens, seus clientes tradicionais. Só poderá entrar no comércio instalado na rua Pedro de Souza Camargo, 207, no bairro Itapeva, quem for idoso e quiser aprender informática sem gastar nada. A Cyber Mix é a única casa da região que aderiu ao projeto “Batismo Digital da 3ª Idade”. Previsto para acontecer nos quatro sábados de setembro em todo o País, ele é a concretização de uma ideia que nasceu e tomou corpo dentro de uma rede social coordenada pelo DCI, Organização Não-Governamental (ONG) que trabalha no desenvolvimento econômico do mercado nacional de lan houses.


Silvio César de Oliveira, proprietário da lan house que oferecerá as aulas

Os participantes do curso vão conhecer o básico sobre o mundo da informática: desde o computador e seus componentes (como teclado, mouse e monitor), passando pelo que é e-mail, internet e tipos de sites, até redes sociais. “A intenção é mostrar que o pessoal da terceira idade é capaz de aprender informática”, diz Silvio César de Oliveira, o proprietário da lan house que oferecerá as aulas. O fato da casa ser fechada para uso exclusivo dos idosos deve animá-los, acredita. “A aula será só para eles. Muitas vezes, eles têm vergonha de perguntar e os filhos (e netos) não têm paciência para ensinar”, afirma. E quando recebem os conhecimentos de informática - mesmo sendo apenas os básicos - muitos notam a abertura de novas perspectivas, como a facilidade de comunicação com parentes e amigos que moram longe.

O “Batismo Digital” tinha, até terça-feira (31), 37 lan houses de 13 Estados confirmadas. A própria organização do evento está sendo feita de maneira colaborativa, num fórum on-line disponibilizado pela ONG em sua página na internet (www.cdilan.com.br). Neste espaço virtual, os empresários discutem a metodologia das aulas, falam sobre as expectativas em relação ao curso, trocam conteúdos que poderão ser utilizados e até discutem argumentos para convencer os idosos a participarem.

Motivação vem da alegria alheia

E o que leva o dono de uma lan house a parar o estabelecimento por uma hora semanal para oferecer aulas gratuitas a um público que, geralmente, nem é tão afeito ao tema? “A maior motivação que a gente tem é de ver as pessoas felizes, realizadas e contentes. De ver a pessoa alegre por ter aprendido a desenvolver algo. É de ver a alegria delas em entrar no mundo da informática, em aprender a se comunicar com outras pessoas”, responde Silvio.

Em princípio, ele mesmo estará à frente da turma. Mas a participação de professores voluntários é bem-vinda, avisa. Até porque o espaço é equipado com oito computadores e, caso haja mais inscrições do que máquinas, outras turmas serão criadas. “A internet é para todas as pessoas. Queremos incluir aquelas que se consideram fora do mundo virtual”.

Como participar

O curso é voltado para quem tem a partir dos 60 anos, embora a participação de gente com menos idade não esteja descartada. “Desde que respeite a prioridades dos mais velhos”, observa o empresário. Os interessados - tanto alunos quanto professores voluntários - devem se inscrever diretamente no local ou pelo telefone (15) 3242-4390.


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


_________________
abcid  Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital
  Diretor de Divulgação e Mídia Digital ABCID
  http://www.abcid.org.br   /  http://www.portaldaslans.com.br

avatar
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 48
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

Ver perfil do usuário http://www.openworldsn.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum