Não deixe seu computador perder rendimento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Não deixe seu computador perder rendimento

Mensagem por NINO em 6/11/2008, 20:31

Não deixe seu computador perder rendimento
Por Danilo Amoroso
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Atitudes simples mantêm seu sistema operacional trabalhando bem

Com tempo de uso, o sistema operacional de um computador armazena arquivos que nem sempre são necessários. Perder rendimento também é normal dependendo de como você cuida de sua máquina. Neste tutorial, você vai aprender umas dicas simples para evitar que seu computador fique lento e perca rendimento.

Para começar

Enquanto você utiliza um computador, evite usar muitos programas ao mesmo tempo. Isto é fatal para a memória RAM. Seja prudente, tenha conhecimento da capacidade de seu computador para não sobrecarregá-lo. Quando você utilizar um programa, não o deixe aberto, feche-o assim que ele não for mais necessário.

Espaço em disco

Evite armazenar arquivos que você usa pouco. Quanto mais espaço é ocupado em um disco, menor é o espaço que a informação tem para circular e chegar até você. Em caso de backups, analise a possibilidade e viabilidade de usar CDs, DVDs, pendrives ou discos rígidos externos, por exemplo.

Livre-se de arquivos inúteis.Outra dica que melhora bastante o rendimento de um computador é mantê-lo sempre limpo de arquivos temporários e inúteis. Estes arquivos ficam no computador porque nem sempre o Windows consegue apagá-los automaticamente.

O registro do Windows é um caso sério, pois ele não se livra de nada sozinho. É necessário que a desinstalação de um programa se encarregue disso ou que você utilize um programa para este fim.

No Baixaki, você encontra diversos programas que limpam tanto o disco rígido do seu computador como o registro do Windows. Os três softwares mais baixados são o CCleaner, o Advanced WindowsCare Personal e o Easy Cleaner.

O Windows também oferece uma ferramenta própria para limpeza de arquivos temporários. Ela pode ser acessada através do Menu Iniciar-Programas-Acessórios-Ferramentas do Sistema-Limpeza de Disco. Mas a verdade é que esta ferramenta é menos eficiente que as opções citadas anteriormente.

Disco fragmentado

Muito provavelmente você já ouviu a expressão disco fragmentado. Isto significa que arquivos e informações estão espalhados pelo HD. Isso faz com que o disco demore mais tempo para localizar tais arquivos e retorná-los para você. Logo, também é importante manter seu disco desfragmentado com freqüência.

As melhores opções do Baixaki são o Glary Utilities, o JkDefrag e o SmartDefrag. O Windows também oferece um desfragmentador próprio, que pode ser acessado no Menu Iniciar-Programas-Acessórios-Ferramentas do Sistema-Desfragmentador de Disco.

Desfragmente seu HD com freqüência.

Inicialização do Windows e programas na barra de sistema

Procure saber se esses ícones consomem memória.Dê uma boa olhada na barra de sistema (aquela barra ao lado do relógio). Há uma fileira enorme de ícones? Se sim, essa fileira pode ser uma grande responsável pela queda de rendimento do seu computador. Identifique os ícones que são exibidos, veja se você realmente precisa que eles sejam executados.

Caso você queira acabar com a execução de um ou mais ícones, geralmente esta opção está disponível nas opções e configurações dele. Procure por opções como “Não iniciar automaticamente com o Windows”.

O Messenger, por exemplo, lhe permite não executar o programa com o Windows.

Você também pode deixar a inicialização do Windows mais rápida. Preste atenção durante a instalação de programas. Evite marcar a opção de inicializar automaticamente com o Windows.

Recursos visuais, Desktop Offline e Assistente de Limpeza

No Windows XP, é possível desabilitar recursos visuais que consomem memória e são pesados. Para isso, acesse o Painel de Controle e a opção Sistema. Clique na aba “Avançado”. Na opção “Desempenho”, clique em “Configurações”.

Desabilitando opções não tão úteis do Windows.

Na aba “Efeitos Visuais”, você pode definir quais efeitos devem e quais não devem ser executados. Isto pode ser feito através da escolha de um perfil pré-definido ou da escolha manual de cada efeito.

Escolha somente os efeitos que você quer ver.

Também no Painel de Controle, mas agora na seção Vídeo, é possível desabilitar o recurso de desktop offline, que usa uma quantidade considerável de memória, assim como o assistente para limpeza da área de trabalho. Para isso, clique na aba “Área de Trabalho” e, em seguida, na opção “Personalizar Área de Trabalho”. Aqui, desmarque a opção “Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias”.

Desabilite o assistente de limpeza.

Em seguida, clique na aba “Web” e, depois, em “Propriedades”. Desmarque a opção “Tornar esta página disponível offline”.

Esta página offline não serve para nada de bom.
avatar
NINO
Graduado
Graduado

Masculino Número de Mensagens : 116
Idade : 27
Localização : PORTO SEGURO,BAHIA
Nome de sua Lan House : WORLD NET
Ano da Abertura : 15/02/2007
Data de inscrição : 01/10/2008

Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=70612813

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum