Portal das Lans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

65% dos brasileiros não têm acesso à web

Ir para baixo

27042010

Mensagem 

65% dos brasileiros não têm acesso à web Empty 65% dos brasileiros não têm acesso à web




Por que 65% dos brasileiros ainda estão totalmente desconectados.

Ao ligar o computador, boa parte das pessoas abre instintivamente o browser. Checa suas contas de e-mail, navega em redes sociais, lê notícias, paga contas, faz compras. A vida online é viciante a partir do exato momento em que entramos nela. Pena que essa não seja a realidade da maioria da população no país. Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2008 (PNAD), do IBGE, 65% dos brasileiros não têm acesso à internet. São 104,7 milhões de pessoas acima de 10 anos de idade, que em sua maioria estão nas regiões Norte e Nordeste, são analfabetas ou estudaram apenas o ensino fundamental, têm acima de 35 anos e pertencem a famílias com renda mensal de até três salários mínimos. O apagão digital brasileiro reflete o quadro de exclusão social.

Na última pesquisa de domicílios conduzida pelo Cetic.br, um braço do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), as principais razões apontadas para a falta de acesso à web em casa foram o preço elevado, a falta de interesse ou necessidade — um reflexo da baixa escolaridade — e a pouca habilidade com o computador. Nas áreas rurais, onde estão cerca de 15% da população e a exclusão digital chega a 82%, 27% das pessoas estão desconectadas porque simplesmente não existe internet. Levar a banda larga às regiões remotas é caro e o interesse é reduzido, o que afasta as operadoras de telefonia.

Apesar de ainda estar longe do ideal, o número de incluídos digitais aumentou 75,3% entre 2005 e 2008, segundo a PNAD. As estatísticas mostram que Amazonas, Maranhão e Roraima cresceram mais de 150%. Boa parte desse acesso vem das LAN houses.

Um real por hora
Até pouco tempo atrás, as LAN houses eram vistas como centros de jogos em rede frequentadas por jovens. O perfil mudou. Grandes redes fecharam filiais e pequenos locais, com menos de dez PCs, espalharam- se. A Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (Abcid) estima que há 108 000 LAN houses no país. Além de acessar a web, as pessoas usam os espaços como centros de convivência. A hora de uso custa entre 1 real e 2 reais.

A operadora de telemarketing Pâmela Zellenkoff Procópio, de 22 anos, vai quase todo dia a uma das cinco LAN houses próximas a sua casa, na zona oeste paulistana. Costuma passar duas horas atualizando fotos no orkut e conversando pelo MSN. Pâmela tem computador, mas seu orçamento não permite a banda larga doméstica. “Na LAN house a hora passa rápido porque você se empolga. Não é caro, mas o dinheiro vai sem você perceber”, diz. O que ocorre com Pâmela é visto em outros 4 milhões de domicílios no país, segundo dados do Cetic.br. A venda de computadores chegou a 12 milhões em 2009, mas o custo é o principal fator para que nem todos tenham internet.

A maioria das LANs vive na informalidade. Apenas 15 000 têm cadastro como empresas (muitas em outras atividades), 3 400 têm alvará das prefeituras e menos de 300 têm autorização para receber menores. Dos 250 000 empregos diretos, 85% não têm carteira assinada. Muitas cidades impuseram leis para as LANs. No Rio de Janeiro é proibido abrir LAN houses a menos de um quilômetro de centros de ensino. “Há um emaranhado jurídico que não favorece a formalidade”, diz Mario Brandão, presidente da Abcid.

Segundo dados do Ibope Nielsen Online, o acesso à internet em LAN houses está caindo — um sinal do aumento da banda larga residencial. “O crescimento da renda, a maior oferta de crédito e a diminuição do preço dos computadores têm contribuído”, diz José Calazans, analista de mídia do Ibope Nielsen Online.


Fonte: Info Online
Alexandre
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 54
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

http://www.openworldsn.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos