Portal das Lans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guia para uso responsável da Internet

Ir para baixo

28072010

Mensagem 

Guia para uso responsável da Internet Empty Guia para uso responsável da Internet




Na internet dá pra fazer muitas coisas boas e divertidas – jogar grátis, ouvir música, assistir vídeos, manter contato com amigos e encontrar novas amizades, descobrir coisas novas, fazer pesquisas e estudar… Mas existe um outro lado - ruim e perigoso, especialmente para as crianças e os adolescentes. Quanto mais informado a gente está, mais fácil é se proteger e aproveitar o que há de bom.

Guia para uso responsável da Internet Mascote
Este Guia foi criado para ajudar você a saber mais sobre a internet, tirar dúvidas, aprender algumas dicas e se sentir mais seguro para navegar e explorar tudo o que existe de melhor na rede.

A Internet na nova Era


Uma das melhores coisas da internet é que qualquer pessoa pode encontrar informações úteis, divertidas e interessantes que tenham sido colocadas na rede por outros usuários, pessoas comuns como você. Nem sempre foi assim.

No começo da internet, poucas pessoas produziam os sites e a maioria dos usuários podia apenas entrar nas páginas para ler, ver ou jogar. Nos últimos anos, isso mudou e ficou fácil para qualquer um colocar seus textos num blog, fotos em redes sociais e vídeos num site como o YouTube. Assim, os usuários – como você - podem expressar suas opiniões através de comentários e colaborações.

Na nova era, a relação das pessoas com a internet é bem diferente do que no princípio. Com a facilidade de publicar o que se deseja e trocar com outros usuários, a rede se transformou em uma das ferramentas mais fortes para pesquisas escolares, organização da comunidade e outros trabalhos que envolvam a colaboração de muitas pessoas. Veja abaixo o que é essencial saber:

Blog – Site pessoal onde se pode escrever sobre qualquer assunto. O que você coloca no site é organizado por data (mostrando primeiro o que há de mais novo) e os leitores podem escrever comentários.

Grupo de discussão – Também conhecido como “newsgroups”, é um serviço no qual alguém escreve perguntas sobre qualquer assunto e espera que outras pessoas respondam e ajudem. Mas não há prazo para receber respostas e nem a certeza de que suas perguntas serão respondidas.

Redes Sociais – São as comunidades online que permitem a comunicação de muitas pessoas com muitas pessoas ao mesmo tempo, como acontece no Orkut, MySpace, Twitter, Facebook e outros. As comunidades reunem usuários com os mesmos interesses – futebol, música, jogos etc. Mas também existem pessoas que utilizam as redes sociais para prejudicar os outros – leia sobre isso em Segurança.

Podcast – É uma forma de distribuição de arquivos de áudio e vídeo pela internet através de RSS. As atualizações recebidas automaticamente pelo RSS permitem que o usuário ouça ou assista ao conteúdo onde e quando quiser. O termo “podcast” surgiu da combinação de “iPod”, o tocador de MP3 da Apple, e “broacasting”, que em inglês quer dizer transmitir programação linear por rádio ou TV. Para produzir seu próprio conteúdo em podcast, é preciso ter um kit multimídia completo, com placa de som, microfone e caixas de som (ou fones de ouvido). Além disso, é necessário ter um programa de gravação e edição de áudio no computador. Alguns kits multimídia já oferecem o programa. Outra forma é usar softwares gratuitos oferecidos na web que permitem capturar sons, editá-los e exportar em formato MP3.

CGM – A sigla significa Consumer Generated Media (em inglês quer dizer conteúdo criado pelo consumidor) e indica tudo o que está na internet e foi criado e divulgado pelos próprios usuários em blogs, fotologs, comunidades, grupos de discussão, sites participativos como o YouTube e a Wikipédia.

RSS - É a abreviação de “Really Simple Syndication”, que significa “distribuição realmente simples”. Esse serviço permite que os usuários acompanhem o conteúdo dos seus sites favoritos recebendo a atualização por um tipo de programa chamado agregador de conteúdo (como o Google Reader) ou no navegador (como acontece no Internet Explorer). Assim, não é preciso nem entrar nos sites para ler as atualizações.

Mashup – É um termo em inglês (pronuncia-se méxâp) que significa produzir alguma coisa nova na internet a partir da combinação de programas e serviços que já existem na rede. O serviço e-lixo, por exemplo, é um mashup que utiliza os mapas do Google para informar locais de descarte de lixo eletrônico em São Paulo.

Wiki - São páginas na internet em que o conteúdo é criado por todos, de maneira colaborativa. Qualquer pessoa pode alterar, acrescentar ou corrigir. Um dos exemplos mais conhecidos é a enciclopédia online Wikipédia.



Saiba muito mais sobre esse assunto em: http://www.internetresponsavel.com.br
Alexandre
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 54
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

http://www.openworldsn.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos