Portal das Lans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abertas inscrições para implantação de telecentros em Alagoas

Ir para baixo

25082010

Mensagem 

Abertas inscrições para implantação de telecentros em Alagoas Empty Abertas inscrições para implantação de telecentros em Alagoas




Na última pesquisa sobre exclusão digital no Brasil, Alagoas foi destaque nacional, liderando o ranking feito pelo instituto Ritla a partir de dados do censo do IBGE. Para reverter o quadro, o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) publicou, no Diário Oficial de terça-feira (24), a chamada pública voltada a entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos para implantação de 50 telecentros.

Abertas inscrições para implantação de telecentros em Alagoas Luiz-e10

“Pretendemos disseminar o uso da internet de maneira assistida. Os telecentros serão não só centros de inclusão digital e capacitação, mas também de pesquisa e de livre uso da rede, e o que é melhor, de uso totalmente gratuito”, garante o superintendente do Itec, Nelson Menezes.

O projeto prevê inclusive acesso às redes sociais para que as comunidades possam acompanhar as tendências do mundo. Os telecentros devem ficar abertos durante 40 horas semanais, mas sempre supervisionado por um responsável e auxiliado por monitores.

Além de visitas periódicas, a coordenação do programa irá gerenciar os telecentros de forma automática, graças ao sistema do projeto Acessa
São Paulo, cedido ao Estado de Alagoas em parceria firmada em 2007. O programa gera relatórios diários do uso das máquinas.

Do Acessa São Paulo, o projeto também traz conteúdos didáticos e cursos específicos, que devem ser repassados integralmente por cada unidade. As entidades interessadas devem aceitar os critérios do projeto e se comprometer a conservar a unidade em funcionamento durante no mínimo 3 anos.

Conforme edital publicado no site do programa DigitAlagoas (www.digitalagoas.al.gov.br), cada parceiro entra com o espaço físico, os monitores e o custeio mensal deste espaço. Já o Governo de Alagoas, através do Itec, entra com os equipamentos, cuja garantia é de 3 anos, com os móveis e a conectividade da internet – que utiliza as antenas Gesac cedidas através de parceria com o governo federal e o Ministério das Comunicações, com o treinamento dos monitores, o sistema operacional e de gestão da unidade e com os conteúdos didáticos.

O prazo da inscrição eletrônica é de 30 dias, a contar do dia 24 de agosto. A proposta inscrita deve ser impressa e encaminhada via ofício para o Itec.

Para o diretor-presidente do Itec, Luiz Eugênio Barroca, os projetos e esforços para diminuir os índices de discriminação digital são essenciais para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “Nenhuma comunidade, hoje, no mundo, consegue se desenvolver social e economicamente sem que seu povo tenha o conhecimento pelo menos básico de informática”, reitera.

O DigitAlagoas é um programa estadual envolvendo secretarias distintas com vários projetos voltados para a inclusão digital. O Telecentros é apenas um deles, sendo coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), e tendo o Itec como órgão gestor.

Neste segmento, o Itec também firmou convênio com o Sebrae Alagoas, onde atuará, através daquela entidade, na transformação de aproximadamente 200 lan houses alagoanas em Centros de Inclusão Digital. “As lan houses são nossas parceiras no esforço de redução dos baixos índices de inclusão digital em Alagoas”, afirma Nelson Menezes.


Fonte: Tudo Global - Portal dos Blogs
Alexandre
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 54
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

http://www.openworldsn.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos