Portal das Lans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oficina informará donos de lan houses sobre programa de capacitação

Ir para baixo

15042010

Mensagem 

Oficina informará donos de lan houses sobre programa de capacitação Empty Oficina informará donos de lan houses sobre programa de capacitação




O que sobra de lucro para o negócio lan house? Essa pergunta dá nome à oficina que irá repassar informações aos donos de lan houses de todo o Estado sobre como eles devem se habilitar ao Programa Lan House de Entretenimento, Aprendizagem e Programação (LEAP). A oficina será promovida, na próxima segunda-feira (19), entre às 14h e 17h, no Centro de Educação Empresarial do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), localizado na rua Tabaiares, Ilha do Retiro, Recife. As inscrições para o evento serão gratuitas e devem ser realizadas pelo telefone 0800-570.0800.

Oficina informará donos de lan houses sobre programa de capacitação Article?img_id=3995.ImagemNoticia&version=1

A oficina irá repassar aos empresários as informações de como eles devem elaborar as suas estruturas financeiras para serem empreendedores individuais, destacando a importância deles formalizarem seus negócios para participarem do Programa.

O LEAP, lançado no último dia 25 de abril pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado (Sectma), prevê a inclusão digital e a capacitação de jovens no setor de Tecnologia da Informação (TI). A meta do programa é atender 90 municípios, formando 270 gestores (três por município, sendo um para cada lan house), e beneficiando 27 mil cidadãos em todo o Estado.

“Lançamos o LEAP e agora as lan houses terão que se habilitar a ele. Para isso, quem não tiver seu negócio formalizado terá que fazê-lo. Em seguida, todos terão que participar de um edital a ser lançado, em breve, pela Sectma”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Anderson Gomes.

Segundo dados do Centro Gestor da Internet no Brasil (CGI.BR), 48% da população brasileira de internautas acessa a rede mundial de computadores por meio de lan houses. E de acordo com pesquisas do Ministério da Ciência e Tecnologia, até 2012, faltarão à indústria brasileira de TI cerca de 213 mil profissionais da área. O LEAP, uma parceria entre a Sectma, o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e o Sebrae, foi lançado para conciliar o espaço de lazer das lan houses com formação profissional. A ideia é que esses espaços sejam aproveitados como instrumentos de inclusão cidadã, transformando a vida de jovens carentes do Estado.

O Programa - A primeira fase do Programa é a de inclusão cidadã. Qualquer jovem poderá participar, não havendo exigências de escolaridade. Nessa fase, o programa irá capacitar o cidadão a utilizar todos os serviços públicos que existem hoje na internet. Serão repassados conceitos de cidadania, letramento digital e de como acessar ferramentas gratuitas de Internet (cadastramento de currículos, portais de busca, entre outros) e criar contas de e-mail. Além disso, os jovens também aprenderão a realizar serviços de utilidade pública pela Internet, como declaração de imposto de renda e serviços bancários, de saúde e de segurança.

A segunda fase do programa, de formação digital, contemplará jovens matriculados a partir do 2º ano do ensino médio ou que já tenham concluído o nível escolar e tenham entre 19 e 24 anos. O módulo prevê profissionalização, num período de 10 meses, em programação para o desenvolvimento de sistemas Web 2.0 – a segunda geração de comunidades e serviços de internet. Em quatro anos, serão beneficiados 2 mil jovens. Os cursos serão realizados em parceria com centros tecnológicos, laboratórios e centros de referência em educação.

Um terceiro módulo ainda selecionará, na segunda fase do projeto, jovens com alto nível de empregabilidade para realizar programas de residência em TI, com possibilidade de emprego na própria instituição em que foram capacitados. Serão atendidos 500 alunos num período de quatro anos.

As lan houses selecionadas e credenciadas receberão um selo de qualidade e serão monitoradas por meio de um sistema de gestão a distância, onde será possível saber quem está executando as ações de aprendizagem, quais ações estão sendo desenvolvidas e os alunos cadastrados. Também será possível avaliar os alunos sobre as ações do programa. Ao final dos cursos, pretende-se uma absorção de 60% dos jovens pelo mercado de trabalho, com 20% desse total projetando o seu próprio negócio.


SERVIÇO:

Oficina: O que sobra de lucro para o negócio lan house?
Dia: 19 de abril de 2010
Horário: Das 14h às 17h
Local: Centro Educação Empresarial Sebrae/PE
Rua Tabaiares, 360 - Ilha do Retiro
Inscrição: 0800.570.0800


Fonte: SECTIMA
Alexandre
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 54
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

http://www.openworldsn.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos