Lan houses viram pontos de serviço

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

31082010

Mensagem 

Lan houses viram pontos de serviço




Engana-se quem pensa que as lan houses são apenas mais um ponto de encontro onde a garotada se reúne para bater papo no MSN e acessar sites de relacionamento como Orkut, facebook, twitter, badoo, entre outros. Hoje as lan houses viraram ponto de serviços também. Apesar de estar constado que na maioria das lans, pelo menos as da Capital, as pessoas ainda buscam mais por páginas de relacionamento pessoal, verifica-se um grande aumento no número de acessos a portais governamentais e sites para  inscrições para concursos públicos, currículos on-line, entrada em processo de aposentadoria, e outros.


Ana Priscila Viana Gonçalves, 28, dona de lan house há mais de um ano, comenta que a maioria dos clientes que frequentam a lan  são adultos. “A maioria acessa para bater papo mesmo. Mas tem muita gente que vem aqui fazer trabalhos, acessar conta em bancos, imprimir boletos bancários, fazer e imprimir inscrição para concursos, imprimir contracheques, baixar fotos, e outros”. Por dia, cerca de 30 pessoas frenquentam a lan de Ana Priscila. “Tem dia que lota. Tem dia que não dá ninguém”, afirma.

O músico Daniel Marcelo da Silva, 32, frequenta a lan house próxima da casa dele há mais de um ano, quase todos os dias. Marcelo faz pesquisas, assiste vídeos, acessa Orkut. É uma rotina que já faz parte da vida do músico. Ele ainda não tem computador em casa. O estudante Pablo Chagas, 17, também não tem internet em casa, mas aproveita as horas vagas para navegar na rede e fazer pesquisas para trabalhos escolares. Pablo vai pelo menos cinco vezes por semana a lan house para acessar o MSN.

A operadora de caixa Íria Carmelino, 24, levou o pequeno Igor de seis anos a lan house para acessar alguns jogos. Enquanto ela abria o e-mail, via os recados do Orkut e se atualizava lendo alguns sites de notícias, Igor se esbaldava nos joguinhos virtuais. Íria conta que também usa a lan para acessar contas em banco, imprimir contracheques e outros serviços.

Dados

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008 sobre acesso a internet, as lan houses já representam o segundo lugar no Brasil onde mais se acessa a rede mundial de computadores. Há dois anos, 47,5% das 56 milhões de pessoas que se conectaram a web disseram ter acessado a rede em mais de um local. Esse ranking é liderado pelo ambiente doméstico (57,1%), seguido pelas lans (35,2%) e trabalho (31%). Em 2005 a ordem era ambiente doméstico, local de trabalho e lan houses.


Fonte: Diário da Amazônia

_________________
abcid  Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital
  Diretor de Divulgação e Mídia Digital ABCID
  http://www.abcid.org.br   /  http://www.portaldaslans.com.br

avatar
Alexandre
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 942
Idade : 47
Localização : Serra Negra - SP
Nome de sua Lan House : Open World Internet & Café
Ano da Abertura : 2003
Data de inscrição : 14/07/2007

Ver perfil do usuário http://www.openworldsn.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum